Você sabia?
Que você pode contrair doenças numa visita ao salão de beleza ou clínica de estética, através da sua manicure/pedicure, depiladora, ou esteticistas. Podendo-se adquirir doenças como:
-Síndrome da Imunodeficiência adquirida (HIV-AIDS )
– Hepatite do tipo B e C
– Micoses e Onicomicoses
– Dermatites fungícas, entre outras doenças.
Síndrome da Imunodeficiência adquirida (HIV-AIDS)
Transmitida na cabine de estética ou no salão de beleza através do manuseio incorreto de materiais perfurocortantes, materiais contaminados com secreções e sangue.
Hepatite B e C
Podem ser contraídas através de um corte durante a remoção da cutícula ou em extração de comedões (cravo) e acnes.
A Hepatite C pode causar câncer no fígado, e vale ressaltar que a Hepatite do tipo B pode ser fatal.
Onicomicoses
Popularmente conhecida como: micose das unhas, pode ser transmitida através de cortadores, espátulas, os alicates de cutículas e de unhas, toalhas úmidas e lixas de unhas que tenham tido contato com qualquer unha contaminada.
Dermatites Fungícas
Na cabine de estética, a transmissão dessas dermatites se dá por meio de “escamas de pele”, nas quais contém esporos fúngicos. E se houver contato com essas crostas e a pele não estiver íntegra, esses esporos podem causar uma nova infecção fúngica.
Fique atento(a)! Observe os profissionais…
Se, os profissionais do salão ou estética utilizam: luvas descartáveis, máscaras faciais descartáveis, jaleco, e se as toalhas são trocadas a cada cliente.
Se a profissional manicure/pedicure utiliza lixas descartáveis, pois a onicomicose (micose das unhas) pode ser transmitida pela lixa de unha que tenha tido contato com qualquer unha contaminada.
Observe, se a manicure/pedicure utiliza o palito de laranjeira, o mesmo deverá ser descartável, já que este material é impossível de se fazer a esterilização.
Observe se a esteticista ou maquiadora faz uso deesponjas descartáveis, pois estas, se não forem descartadas após uso proporcionarão proliferação e disseminação de micro-organismos se usadas de um cliente para o outro.
Observe, se os materias utilizados pela sua manicure/pedicure são de aço-inox, pois estes, podem passar pelo processo de estetilização de forma segura, estando aptos para utilização após este processo.
A esterilização dos alicates e extratores de comedões (cravos), devem ser realizados na autoclave ao invés da estufa, pois a autoclave possui método mais eficaz na destruição dos micro-organismos.
Observe também se o ambiente é limpo e bem cuidado, bem como se os acessórios das manicures/pedicures, depiladoras, esteticistas e maquiadores estão sempre limpos.
É muito importante você prestar atenção em todos os detalhes, pois eles podem evitar a transmissão das doenças citadas anteriormente.
“O maior erro que um homem pode cometer, é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem”. Arthur Schopenhauer
Referências:
*Algumas idéias foram retiradas do Trabalho de iniciação científica de Evelin S. De Salles e Mayse Zuchetto.
RAMOS, J.M.P. Biossegurança em estabelecimentos de beleza e afins. São Paulo : Atheneu, 2009.






