Atenção! Você sabia que pode contrair doenças em salões de beleza e clínicas de estética?

Você sabia?
Que você pode contrair doenças  numa visita ao salão de beleza ou clínica de estética, através da sua  manicure/pedicure, depiladora,  ou esteticistas.  Podendo-se adquirir doenças como:
    -Síndrome da Imunodeficiência adquirida  (HIV-AIDS )
   – Hepatite do tipo B e C
   – Micoses e Onicomicoses 
   – Dermatites fungícas, entre outras doenças.

Síndrome da Imunodeficiência adquirida  (HIV-AIDS)
Transmitida na cabine de estética ou no salão de beleza através do manuseio incorreto de materiais perfurocortantes, materiais contaminados com secreções e sangue.
Hepatite B e C
Podem ser contraídas através de um corte durante  a remoção da cutícula ou em  extração    de   comedões (cravo) e acnes.
A Hepatite C pode causar câncer no fígado, e vale ressaltar que a Hepatite do tipo B pode ser fatal.
Onicomicoses
Popularmente conhecida como: micose das unhas, pode ser transmitida através de   cortadores, espátulas, os alicates de cutículas e de unhas, toalhas úmidas e lixas de unhas que tenham tido contato com qualquer unha contaminada.
Dermatites Fungícas
Na cabine de estética, a transmissão dessas dermatites se dá por meio de “escamas   de pele”, nas quais contém esporos fúngicos. E se houver contato com essas crostas e a pele não estiver íntegra, esses esporos podem causar uma nova infecção fúngica.

Fique atento(a)! Observe os profissionais…

Se, os profissionais do salão ou estética utilizam: luvas descartáveis, máscaras faciais descartáveis, jaleco, e se as toalhas são trocadas a cada cliente.

Se a profissional manicure/pedicure utiliza lixas descartáveis, pois a onicomicose (micose das unhas) pode ser transmitida pela lixa de unha que tenha tido contato com qualquer unha contaminada.

Observe, se a manicure/pedicure utiliza o palito de laranjeira, o mesmo deverá ser descartável, já que este material é impossível de se fazer a esterilização.
Observe se a esteticista ou maquiadora faz uso deesponjas descartáveis, pois estas, se não forem descartadas após uso proporcionarão proliferação e disseminação de micro-organismos se usadas de um cliente para o outro.

Observe, se os materias utilizados pela sua manicure/pedicure são de aço-inox, pois estes, podem passar pelo processo de estetilização de forma segura, estando aptos para utilização após este processo.
 
A esterilização dos alicates e extratores de comedões (cravos), devem ser realizados na autoclave ao invés da estufa, pois a autoclave possui método mais eficaz na destruição dos micro-organismos.
Observe também se o ambiente é limpo e bem cuidado, bem como se os acessórios das manicures/pedicures, depiladoras, esteticistas e maquiadores estão sempre limpos.

É muito importante você prestar atenção em todos os detalhes, pois eles podem evitar a transmissão das doenças citadas anteriormente.
“O maior erro que um homem pode cometer, é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem”.  Arthur Schopenhauer
Referências:
    *Algumas idéias foram retiradas do Trabalho de iniciação científica de Evelin S. De Salles e Mayse Zuchetto.
     RAMOS, J.M.P. Biossegurança em estabelecimentos de beleza e afins. São Paulo : Atheneu, 2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s